segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A moda do eufemismo

Eufemismo: (do grego euphemismós) Figura de retórica pela qual se suavizam expressões tristes ou desagradáveis empregando outras mais suaves e delicadas.

Percebi que além das desculpas, nós somos craques em amenizar, diminuir os nossos erros. Na hora em que somos confrontados damos desculpas, mas quando não tem mais jeito começamos a tentar mostrar que o erro não foi tão grave assim, não é tão importante. Tirando de nós a responsabilidade das nossas atitudes.

Mas é claro que quando o erro é alheio tratamos de apontar, destacar, mostrar as consequências... Nisto não falhamos. Usamos exemplos, enfatizamos, mudamos o tom de voz para que pareça uma coisa séria e totalmente correta. 

Resumo da ópera: Odiamos dois pesos e duas medidas quando perdemos com isso, mas utilizamos o mesmo modelo para nossos erros e os erros dos outros. Queremos ser tratados com igualdade, mas tratamos nossos erros de forma menos rigorosa que os dos outros.

Mas o que isso influencia na minha vida? T-U-D-O!
Seu olhar sempre será de superioridade, como se houvesse alguém superior à alguém. 
Você terá grandes dificuldades de reconhecer seus erros, suas falhas e isso AFASTA AS PESSOAS.
Uma pessoa que se enxerga com poucos erros e vê esses erros como banais cria uma barreira nos seus relacionamentos e impede o seu próprio crescimento. 

Eu nunca vivi um momento que eu não precisasse crescer, amadurecer mais. Sempre percebo que preciso ir além, que preciso abrir mão dessas bengalas e assumir a minha responsabilidade. E isso não pode ser uma neura, mas sim a consciência de que tenho muito que aprender e que existe um tempo para cada crescimento na minha vida. 

Cabe a mim identificar o que preciso mudar agora, o que me impede de ir para a próxima etapa, e esse tal de eufemismo me pegou numa noite aí!

É hora de acabar com as desculpas e principalmente com a ideia de que os MEUS erros são tranquilos, são comuns, são disfarçáveis, são de aceitávéis...

Duas coisas me fizeram despertar e vou indicar para vocês uma delas:
- Palavra do Pastor Lucinho Barreto - Desculpas que damos para pecar: http://www.youtube.com/watch?v=zK7kKAl1QDY

E a outra foi uma conversa com o Meu Namorado Lindo, sobre a palavra dele deste último domingo(05/08)no ministério CCC Teen. Depois de conversar com ele fiquei matutando e saiu esse texto! :)
Valeu Amoree! :) Você é inspiração para mim! Te amo!

Outra indicação é de uma música velha, que fala sobre o assunto: 
Oficina G3 - Desculpas 
Essa música fala sobre dois caminhos que podemos tomar quando percebemos nossos erros: o arrependimento que libertou Pedro ou o Remorso que matou Judas. 

é isso! 
Boa semana!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário